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Como as distorções cognitivas atrapalham nos estudos

O que você precisa saber sobre preconceitos cognitivos e como lidar com eles

Confiando nos padrões e padrões familiares, nossos cérebros ficam presos e envergonhados. Isso vem de uma superabundância de informações: é mais fácil para o cérebro cortar tudo o que é desnecessário e trabalhar com o que é bem conhecido e familiar. Descobrimos quais distorções cognitivas devem ser conhecidas para não cair nessas armadilhas e passar com êxito em quaisquer testes, incluindo exames finais e de admissão.

Efeito âncora

Consiste no fato de que mantemos em mente as informações iniciais e construímos mais conclusões e cálculos com base nisso. Os profissionais de marketing usam esse recurso do nosso cérebro há muito tempo, oferecendo grandes descontos em produtos com preços inicialmente altos. Os cientistas estudaram cuidadosamente esse efeito: por exemplo, em um dos experimentos de 1974, os alunos foram solicitados a anotar os três últimos números de seus números de telefone e responder à pergunta: “Quando os godos capturaram Roma?” Aqueles com menos números (por exemplo, 341) chamaram uma data anterior e aqueles com mais números (por exemplo, 983) chamaram uma data posterior. Em sua resposta, os sujeitos contaram com a “âncora” – os primeiros dígitos do número.

O efeito de se juntar à maioria

Amplamente conhecido como “sentimento de rebanho”, esse efeito nos obriga a fazer coisas que às vezes são ilógicas e contrárias ao senso comum. A opinião da maioria se torna uma garantia imaginária de que você está fazendo tudo certo. No entanto, geralmente é esse efeito que pode levar ao erro, porque, concordando com a maioria, você tende a analisar menos e confiar nas pessoas ao seu redor. Isso acontece quando você ouve as dicas da classe, de pé na lousa e sem saber a resposta correta.

Erro do sobrevivente

Um efeito curioso, devido ao qual a base das estatísticas é a experiência do sucesso, e a experiência do fracasso permanece na “zona de sombra”. Sua história não é menos interessante: durante a Segunda Guerra Mundial, o matemático húngaro Abraham Wald foi instruído a encontrar uma solução para um importante problema referente a aviões bombardeiros. Apenas parte dos aviões retornou à base militar, mas todos estavam com buracos. A pergunta era: isso significava que os pontos perfurados precisavam ser fortalecidos com proteção adicional? Curiosamente, o matemático respondeu que isso não é necessário – porque o principal é que o avião retornou. O fato é que os militares examinaram apenas os aviões que estavam retornando à base, mas não pensaram nos que foram abatidos.

O mesmo está acontecendo agora: conhecemos a história de Steve Jobs, mas não sabemos nada sobre as pessoas que tentaram abrir seus próprios negócios e se esgotaram. Estamos interessados ​​em casos de sucesso, enquanto os fracassados ​​não escrevem livros e não falam sobre seus erros nas redes sociais. Ao ler as histórias de sucesso de feliz stoballniki e olympiadnikov, não se esqueça de se perguntar: o método de treinamento deles é adequado para você? Por exemplo, a solução ininterrupta de tarefas em um horário com intervalos para dormir e esportes exclui a comunicação com parentes e amigos – talvez você precise criar seu próprio horário com base em suas necessidades. Portanto, habilidades de pensamento crítico são muito importantes.

Memória falsa

Em 2013, essa distorção cognitiva foi chamada de “efeito Mandela” quando, após a morte do presidente da África do Sul, muitas pessoas começaram a solicitar detalhes de sua biografia nos mecanismos de busca. Aconteceu que muitas pessoas que não estavam familiarizadas tinham uma lembrança de que Nelson Mandela morreu na prisão. A memória falsa é um efeito interessante, dedicado a dezenas de estudos diferentes. Os ativistas da rede coletam casos sobre esse assunto. Por exemplo, a frase “Calmamente, Masha, eu sou Dubrovsky!” não pronunciou o caráter homônimo de A. S. Pushkin. Este é um ditado do filme soviético “A Grande Viagem Espacial”. A propósito, você pode verificar o conhecimento de aspas aladas em  nosso teste.

Viés de confirmação

Em termos simples, acreditamos no que queremos acreditar. Prova disso é o experimento do psicólogo britânico Peter Wason. Ele mostrou aos alunos três números – 2, 4, 6 – e pediu que encontrassem a regra pela qual esse padrão foi construído. A maioria dos estudantes aumentou cada próximo número em dois. Em apoio a essa conjectura, eles ofereceram suas próprias combinações de números, e apenas alguns entenderam que a regra era a seguinte: três números na ordem de aumentar seus valores. Dessa forma, estudantes do maior grupo realizaram buscas apenas na área inicialmente considerada correta. Este experimento confirma: estamos apenas procurando o que confirmará nossos palpites, e não o que os refutará.

Como lidar com isso?

A coisa mais importante na tomada de decisão é a conscientização. Perguntas feitas corretamente ajudarão a alcançá-lo. Por exemplo:

  • Por que tenho certeza de que esta decisão é a certa?
  • Que contra-argumentos posso opor-me a esta decisão?
  • Quem ou o que influenciou essa decisão?
  • Apoiando a opinião da maioria, tenho certeza de que esta opinião está correta?

As respostas a essas perguntas ajudarão você a tomar uma decisão informada. Lembre-se: distorções cognitivas não permitem avaliar todo o quadro, mas o pensamento crítico e a atenção sempre o ajudarão. 

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