Moça em dúvida

Como lidar com a procrastinação nos estudos

Adiamos constantemente as coisas mais difíceis para depois, e depois lamentamos muito. Hoje, mostraremos como parar de colocar as coisas em ordem.

O que é procrastinação 

O termo procrastinação apareceu no dicionário de Oxford já em 1548. Na mesma época, o adiamento dos assuntos até mais tarde tornou-se objeto de acalorado debate. 

A procrastinação é o adiamento constante de assuntos importantes, o que leva a problemas na vida e efeitos psicológicos negativos. A saber: estresse, culpa, perda de produtividade, baixa auto-estima.

No século 20, o problema da procrastinação começou a ser amplamente abordado na comunidade científica. Em 1977, dois artigos foram publicados: procrastinação na vida humana e superação da procrastinação. Nas décadas de 1980 e 1990, foram realizados estudos desse fenômeno de procrastinação, que formaram a base do trabalho de Noah Milgram “Procrastinação: uma doença do presente”. Atualmente, existe uma revista inteira – Procrastinação e Evitar Tarefas, inteiramente dedicada a esse problema. 

Ao mesmo tempo, ainda não existe uma teoria que explique as causas da síndrome dos casos tardios. E é improvável que isso se deva ao fato de os cientistas terem adiado sua deliberação para mais tarde. A procrastinação é um fenômeno complexo que surge por várias razões. 

A seguir, são considerados os principais.

  • Baixa auto-estima – uma pessoa não se dedica aos negócios, porque tem medo do fracasso.
  • Perfeccionismo – uma pessoa se concentra desnecessariamente em um resultado ideal e tem medo de um possível imperfeito.
  • Autocontrole – uma pessoa inconscientemente não quer se tornar bem-sucedida, se destacar da multidão.
  • Desobediência – uma pessoa inconscientemente não cumpre uma tarefa porque discorda dela.
  • Fadiga – um tipo de rebelião do corpo, que indica que ele não possui recursos suficientes para concluir a tarefa.

Outro exame das causas da procrastinação está associado ao progresso científico e tecnológico e ao termo “paralisia da decisão”. Uma pessoa moderna tem tantas opções que ponderar possíveis opções “consome toda a nossa energia”. Como resultado, não posso escolher nada.

Uma visão racional do problema é fornecida pela teoria da motivação temporária. Segundo ela, a motivação de uma pessoa para fazer uma ou outra coisa depende de quatro componentes: confiança no sucesso, valor para um indivíduo (recompensa esperada), prazo para conclusão e sensibilidade ao atraso na execução. Quanto mais confiança no sucesso e valor, maior o desejo da pessoa de fazer negócios. Quanto mais tempo antes do prazo final ou maior a probabilidade de que o período de trabalho esperado seja adiado, menor será o desejo de fazer negócios.

Tipo de procrastinação

Segundo a pesquisa de Milgram, existem vários tipos de procrastinação.

  • Uso doméstico – adiar tarefas domésticas regulares, como retirar o lixo ou lavar a louça.
  • Procrastinação da tomada de decisão – atrasando a escolha de qualquer decisão quando todas as informações necessárias já estiverem disponíveis.
  • Neurótico – adiando decisões vitais.
  • Acadêmico – adiando todas as coisas relacionadas ao aprendizado. 
  • Compulsivo – procrastinação como um tipo estável de comportamento.

Os pesquisadores Chu e Choi classificam os procrastinadores em passivos – aqueles que não querem adiar as coisas até mais tarde, mas fazem isso e ativos – aqueles que deliberadamente adiam as coisas até o último, porque se sentem confortáveis ​​trabalhando sob pressão de prazos. 

J.R. A Ferrari divide os procrastinadores passivos (e, obviamente, a maioria) em indecisos – aqueles que têm medo de cometer erros e adiam por causa disso e aqueles que evitam – aqueles que têm medo de serem avaliados por outras pessoas.

Regras para a luta contra a procrastinação 

Como lidar com a procrastinação? Como as razões para adiar os casos para mais tarde podem ser completamente diferentes, bem como a escala das consequências, os métodos de confronto devem ser diferentes. 

Você precisa lidar com a carga de tarefas não cumpridas, como em um sótão desordenado: considerar cada coisa separadamente e entender o que jogar fora disso, o que reorganizar e o que deixar como está. 

Então, começamos a classificar nosso “sótão”. 

Decida sobre seus objetivos de vida 

Se você evitar a tomada de decisões, decida suas prioridades. Existem várias maneiras de fazer isso.

  • Estabelecimento de metas de longo prazo, médio e curto prazo. Pense nas metas mais importantes por 5 a 10 anos. Com base neles, defina metas para o próximo ano. Então – por um mês. Conserte tudo isso em um só lugar, por exemplo, faça um mapa mental .
  • Destacando áreas prioritárias na vida. Destaque de 5 a 6 áreas importantes para você (estudo, esportes, família, amizade e outras). Decida o que você quer encontrar em cada um deles em um mês, um ano e cinco anos.  

Pode levar um dia inteiro ou mais para definir metas, mas vale a pena. Agora, ao tomar essa ou aquela decisão, você seguirá suas prioridades. 

Desista do excesso

Adiar constantemente determinadas tarefas para mais tarde pode ser um sinal de que essas tarefas são supérfluas para você. Você precisa de uma piscina se já pratica esportes? Aprender um segundo idioma é realmente necessário no momento, ou é apenas uma homenagem à moda? 

Olhe novamente para suas prioridades e objetivos. Não tenha medo de desistir do que não precisa. 

Classificar coisas 

Quando tudo está organizado nas prateleiras, é muito mais fácil ir para a execução deles. Os sistemas de classificação de casos são descritos no gerenciamento de tempo . A mais famosa é a matriz Eisenhower, que divide as questões em importantes e urgentes, importantes e não urgentes, sem importância e urgentes, sem importância e sem urgência. 

Eisenhower
Eisenhower

Outra maneira é distribuir os casos de acordo com os prazos. Aqui, uma lista de casos é compilada e o tempo de execução é aposta. Atenção especial deve ser dada às pequenas tarefas: se a implementação não exigir mais de 5 minutos, faça o trabalho imediatamente.

Distribuir poder 

Os atletas sabem o quanto é importante distribuir corretamente os esforços. O vencedor não foi quem começou melhor, mas quem salvou suas forças para o surto final. Não tente fazer tudo em um dia – distribua a carga uniformemente ao longo da semana. Use suas fases mais produtivas do dia para resolver tarefas difíceis e, em seguida, a luta contra a procrastinação será mais fácil.

Treine sua força de vontade

Mesmo com o sistema mais desenvolvido, o trabalho é difícil e desagradável. A boa notícia é que você pode aprender a se forçar a fazer algo difícil de dar e que realmente não gosta. Como Com a ajuda dos hábitos diários: flexões, exercícios, limpeza à noite, aprendendo novas palavras estrangeiras. Todos os dias, forçando-se a assumir uma tarefa pequena e não muito agradável para você, logo sentirá que mais assuntos globais não são tão terríveis. 

Organize o trabalho 

Escrever um ensaio ou um ensaio grande é exatamente uma questão da categoria “importante e urgente” e corresponde exatamente aos objetivos do aluno. Mas por que é tão difícil se forçar? Porque a tarefa parece enorme, como um elefante. Mas se você cortar esse “elefante” em pedaços, não perceberá como comê-lo. Divida tarefas difíceis em tarefas menores e defina prazos pequenos. Avance para a implementação gradualmente. 

Motive-se 

A motivação é o principal escudo de um lutador com procrastinação. Lembre-se constantemente não apenas de que você precisa se sentar para uma tarefa ou de outra, mas também porque é necessário. Mude a frase “eu tenho que” para a frase “Esta é a minha escolha, porque …”. 

Use a visualização: imagine o que os frutos da conclusão bem-sucedida da tarefa lhe trarão, que entusiasmo espiritual e excelente humor esperam por você. Não se esqueça de elogiar e recompensar-se por concluir tarefas. Quem se não você?

Faça uma promessa 

Outra maneira de combater a procrastinação é um senso de responsabilidade. Se você prometer que fará a tarefa até o prazo final para alguém próximo a você, terá menos chance de não cumprir o prazo. Afinal, você irá falhar não apenas a si mesmo, mas também à outra pessoa. 

Na escola online em casa de Foxford, por exemplo, seu curador pode ser essa pessoa . Você pode prometer que ele concluirá a tarefa em uma certa data, e o mentor o ajudará a não esquecer a tarefa e o apoiará enquanto estiver trabalhando nela. 

Adeus a si mesmo 

Não tente se tornar um super-homem. Vamos abrir o segredo: as pessoas que realizam 100% de suas tarefas diariamente não existem. Às vezes somos todos preguiçosos e adiamos as coisas. Todo mundo tem um colapso. 

De acordo com um estudo realizado entre estudantes da Carleton University, a capacidade de perdoar a si mesmo por adiar as coisas para depois leva a menos procrastinação em uma situação semelhante no futuro. 

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