Mulher cansada na mesa

Como reduzir a carga de estudo dos alunos

Considere as consequências do excesso de trabalho, como retornar às crianças em idade escolar uma infância despreocupada e como distribuir corretamente a carga de trabalho.

Padrões normativos de carga escolar

A carga de ensino de estudantes russos é regulada pela SanPiN 2.4.2.2821-10 “Requisitos para as condições e organização do treinamento em instituições de ensino”. O documento define o número máximo de horas acadêmicas para alunos de diferentes classes.

A partir do ensino médio, as crianças passam 5-6 horas diárias na escola. De acordo com as normas, os alunos da quinta e sexta séries não devem ter mais de seis aulas por dia e, para as séries 7 a 11 – não mais que sete, incluindo aulas opcionais.

De fato, a carga é muito maior. Além das aulas nas disciplinas obrigatórias, as crianças frequentam as disciplinas eletivas, estudam e passam pelo menos duas horas por dia em trabalhos de casa.

De acordo com estudos da Organização Internacional de Cooperação e Desenvolvimento Econômico, que estuda regularmente a eficácia da educação escolar em todo o mundo, em 2016 a Rússia ficou em primeiro lugar em termos de lição de casa. Os estudantes russos passam mais de 10 horas por semana em tarefas.  

De acordo com um estudo do Centro Científico de Saúde da Criança, o volume diário da carga educacional total de alunos nas séries 5 a 9 é de 10 a 13 horas. Isso é de 50 a 78 horas por semana. Para comparação, a semana média de trabalho dura 40 horas.

A carga educacional de um estudante comum é comparável ao emprego de uma pessoa trabalhadora adulta.

Adicione a isso as salas de aula superlotadas e mal ventiladas, os móveis desconfortáveis ​​da sala de aula e os alimentos não comestíveis nas cantinas, e você entenderá por que 90% dos formandos da escola têm problemas de saúde.

Consequências de sobrecargas

Fadiga física e exaustão emocional podem levar a uma completa falta de motivação educacional . Mas o pior de tudo é que o crescimento das cargas de trabalho educacionais pode provocar problemas de saúde.  

De acordo com os dados do Rospotrebnadzor, o número de crianças absolutamente saudáveis entre os estudantes não exceder 10-12%, mais de metade dos alunos tem uma doença crônica. As doenças mais comuns do trato gastrointestinal, doenças metabólicas (obesidade, diabetes mellitus), anemia, escoliose e problemas de visão.

O excesso de fadiga reduz a capacidade adaptativa do corpo, incluindo o sistema imunológico. Às vezes, as crianças “pegam” resfriados um após o outro, e a quarentena nas escolas dura várias semanas.

Sinais de excesso de estudo

Uma carga excessiva de ensino na escola se manifesta no comportamento da criança. Casos em que os pais devem ser cautelosos e pensar em reduzir a carga de trabalho:

  • A criança sente sono durante o dia e, à noite, pelo contrário, não consegue dormir por muito tempo.
  • Ele tem pouco apetite.
  • É difícil para ele se concentrar, ele não se lembra bem e não tem nenhum interesse em aprender.
  • Um estudante do ensino médio fica impulsivo ou choroso, e um adolescente fica irritado, seu humor muda constantemente.
  • A criança freqüentemente se queixa de dor de cabeça, sua pressão arterial aumenta periodicamente.

Se você encontrar algum desses sintomas, consulte um médico. Se o exame não revelar problemas de saúde, estamos falando de excesso de trabalho e é hora de mudar o estilo de vida do aluno.

Noções básicas de gerenciamento de tempo para estudantes

1. Defina a meta

Com o que você está sonhando? Para entrar na melhor universidade do mundo, ganhar o russo ou se tornar um campeão em dança? Formule seu sonho e anote-o. Agora pense no que precisa ser feito para alcançar esse objetivo. Se nada vier à mente, peça a ajuda de adultos.

2. Faça uma lista de tarefas

Aprovando um ensaio, indo a uma loja, aprendendo um resumo – temos muitas tarefas em mente. Por isso, pode parecer que você não tem tempo, e o estudo leva o tempo todo. Mas esse sentimento é enganador. Apenas o cérebro está sobrecarregado. Percorrendo constantemente as tarefas na cabeça, sentimos medo delas e adiamos tudo até mais tarde. 

Para sair do círculo vicioso, pegue um diário ou um bloco de notas e faça uma lista de todas as tarefas que você tem. Especifique-os: em vez de “exercitar o inglês”, escreva “leia um livro em inglês por 30 minutos”. Concordo, a última opção não parece tão difícil quanto a primeira.

Depois disso, atribua tarefas de acordo com a prioridade: o que precisa ser feito com urgência e o que pode esperar um pouco. Para fazer isso, desenhe um quadrado grande, como na figura, e transfira as tarefas para os blocos apropriados.

3. Distribua tarefas por dia

Comece a planejar pequeno: leve uma semana para um segmento. Gradualmente, você passará para as perspectivas de longo prazo – de um mês para um ano. 

Dê a cada dia uma página e atribua tarefas à semana. Primeiro, anote os assuntos urgentes e importantes do primeiro quadrado – coloque-os no topo da lista.

Um dos principais erros dos iniciantes: planejar dez casos por dia e cumprir apenas dois ou três. Temos que reescrever as tarefas pendentes para amanhã e sentir insatisfação. Para evitar isso, anote apenas as coisas que você definitivamente precisa fazer naquele dia. De resto, faça uma lista de “assuntos da semana” e faça referência a ela quando chegar a hora.

Não tente demorar um dia inteiro, a tarefa do planejamento é liberar tempo para criatividade e relaxamento, alocando recursos de maneira eficaz ao longo do dia. 

Encontre um mentor que monitore seu progresso e intensidade. Na Foxford Home School, você pode pedir ao curador para lembrá-lo das tarefas de aprendizado e ajudar a elaborar o currículo.

4. Registre o tempo de execução das tarefas

Para cada caso, escreva um prazo aproximado para aprender a avaliar seus recursos e planejar seu dia com mais eficiência. Algumas tarefas exigem trabalho por três horas, enquanto outras levam 15 minutos.

O tempo de fixação permite que você não “estique” o assunto. Por exemplo, reservando uma hora para um teste de física, o cérebro automaticamente tentará se encaixar nesse segmento. A capacidade de se ajustar a um determinado período será útil para você nos exames. Use um cronômetro para treinar seu relógio interno. 

5. Observe a regularidade.

Algumas tarefas precisam ser realizadas diariamente: por exemplo, 40 minutos por dia para estudar inglês. Para não escrever as mesmas tarefas todos os dias, faça um rastreador de hábitos. Aqui está um exemplo de cronograma que pode ajudar a abandonar um hábito ou instilá-lo. Celebre os dias em que você concluiu o trabalho e, assim, monitore a regularidade.

6. Encontre fontes de motivação

Como se forçar a começar a fazer alguma coisa? 

  • Lembre-se do sonho e por que você o faz. Imprima frases ou imagens inspiradoras e pendure na parede.
  • Pense no que você já fez e agradeça a si mesmo. Mantenha um diário de agradecimento e escreva pelo menos cinco agradecimentos antes de dormir.
  • Elogie-se pelo trabalho realizado, dê presentes a si mesmo. Passou no teste perfeitamente – compre sorvete ou vá ao cinema.
  • Compartilhe seus planos com um amigo. Por exemplo, digamos que você queira fazer um curso de programação antes do final de dezembro. Então você terá uma responsabilidade com outra pessoa e sua motivação aumentará.

Conclusões

  • A carga de treinamento das crianças modernas é muito grande. Os especialistas tocam o alarme, pois a fadiga física e o esgotamento mental levam a consequências negativas para a saúde de organismos imaturos.
  • A educação familiar ajuda a evitar cargas excessivas e a otimizar o cronograma.
  • Ao estudar em casa, uma criança pode dormir o suficiente, comer direito, praticar esportes ou ser criativa. Estudar em uma escola on-line ocorre em um ambiente confortável e em um ritmo conveniente, o que permite minimizar o estresse, melhorar o bem-estar e a atmosfera da família.

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