Homem estudando muito

É possível aprender durante o estresse?

Em uma situação crítica, um estado de extrema tensão pode salvar vidas. No entanto, o estresse não tem lugar no escritório. Vamos dar uma olhada nos processos nervosos que afetam a absorção do material sob estresse. 

Está provado que a atividade mental daqueles que estão em estado de estresse severo difere do trabalho do cérebro das pessoas em estado equilibrado. Não importa o que causou o estresse do aluno – um controle inesperado ou problemas pessoais – reações completamente especiais são lançadas no sistema nervoso e no cérebro que mudam radicalmente o processo de assimilação e memorização. 

QUÍMICA DO ESTRESSE

Nosso corpo e cérebro respondem ao estresse através de um conjunto complexo de hormônios e neurotransmissores. Quando os sentidos percebem o perigo, nas três áreas importantes que produzem hormônios (hipotálamo, hipófise e glândulas supra-renais), ocorre uma tremenda liberação de hormônios esteróides – glicocorticosteróides. Entre eles está o conhecido cortisol – o principal hormônio responsável pela reação ao estresse, que afeta diretamente o funcionamento do coração, pulmões, circulação sanguínea, metabolismo, sistema imunológico e até a pele. 

Além disso, toda uma série de neurotransmissores de catecolamina é liberada. Parece assustador, mas na verdade seus nomes são bem conhecidos: dopamina, noradrenalina e epinefrina (também conhecida como adrenalina). Eles ativam a amígdala e agora apenas desperta um sentimento de tensão e ansiedade em nós. Ao mesmo tempo, nosso cérebro começa a produzir cuidadosamente o neuropeptídeo S, que, diferentemente dos neurotransmissores, atua por um longo tempo. Graças a ele, ficamos irritados e inquietos. 

COMO O ESTRESSE AFETA A APRENDIZAGEM

O sistema de acionamento do estresse mantém nosso corpo no gancho – estamos prontos para quebrar e correr a qualquer momento, essa é a lei da natureza e da sobrevivência. Este é um mecanismo maravilhoso em situações de risco de vida. Mas aqui está o problema: ele começa quando você precisa se concentrar na absorção de informações. E tente se lembrar da tabuada quando seu corpo tiver certeza de que um urso está te perseguindo! 

Mas isso não é tudo. O problema da assimilação de material sob estresse é mais profundo do que você pensa. 

HIPPOCAMPUS VS CORTISOL

Vamos explicar o que é o hipocampo e o que ele é responsável. O hipocampo é uma pequena estrutura no cérebro que desempenha um papel fundamental no mecanismo da memória ; o hipocampo transfere informações da memória de curto prazo para o longo prazo. 

Quando, sob a influência do estresse agudo, o hormônio cortisol atinge o hipocampo, seus plexos vasculares começam a se desintegrar com uma velocidade terrível. Quando isso acontece, a capacidade do cérebro de identificar e armazenar informações importantes fica prejudicada. Pela mesma razão, na doença de Alzheimer, o hipocampo é significativamente reduzido em tamanho.

CÓRTEX PRÉ-FRONTAL E ESTRESSE CRÔNICO

Felizmente, o plexo vascular do hipocampo não desaparece para sempre (pelo menos em uma idade jovem). Mas com o estresse crônico, surge outro problema. Quando uma criança é submetida a estresse constante, seu cérebro realiza repetidamente a mesma reação, aprimorando-a gradualmente à perfeição e fortalecendo as vias nervosas. Esta é uma resposta natural de um organismo que aprende a viver em um estado de estresse mental por um longo tempo. No entanto, as vias nervosas fortalecidas que conduzem uma reação ao estresse fecham os processos no córtex pré-frontal. 

Quais são esses processos? Essas são funções executivas extremamente importantes – autocontrole, controle de motivos, mecanismos de memória e pensamento lógico. Apenas tudo o que é necessário para um treinamento bem-sucedido. 

QUAIS CRIANÇAS ESTÃO MAIS ESTRESSADAS? 

O estresse agudo e crônico afeta negativamente os alunos de todas as idades . Mas suas conseqüências são mais perigosas em tenra idade. Segundo as estatísticas, crianças de famílias disfuncionais frequentemente enfrentam problemas de concentração e autocontrole; crianças confrontadas com violência doméstica; filhos de famílias com dependência de drogas ou álcool; filhos de pais com transtornos mentais. Este é o chamado grupo de risco, com o qual você precisa trabalhar o mais cuidadosamente possível. 

O QUE UM PROFESSOR PODE FAZER? 

O ganhador do Nobel, Ph.D. e o economista James Heckman argumentam que as habilidades cognitivas são formadas por dez anos. Mas: 

Habilidades sociais, traços de personalidade, capacidade de encontrar uma solução – tudo isso pode ser ensinado. Além disso, você pode ensinar em uma idade posterior. Essa plasticidade da psique permite que você dê uma nova olhada na política de apoio social. 

A tarefa de reprogramar o cérebro de uma criança sob estresse é precisamente do professor. É preciso um tremendo esforço e determinação; muito provavelmente, além de uma abordagem especial para o planejamento das aulas, será necessário um trabalho extracurricular. 

COMO CRIAR UMA ATMOSFERA ANTI-STRESS NA ESCOLA? 

Aqui estão alguns passos simples: 

  1. Organize um local de confiança em risco para a escola. Sim, além da mão de um professor confiável, as crianças em risco também se beneficiarão da ajuda de um psicólogo da escola ou da supervisão de uma enfermeira da escola. 
  2. Estimular a introspecção. É útil realizar uma lição que detalhará os sintomas de estresse e tensão nervosa; Ajude os alunos a detectar ou não detectar esses sintomas e gerenciá-los. 
  3. Ensinar gerenciamento de tempo. O grau de ansiedade é reduzido significativamente quando a criança se sente reunida e completa todas as suas tarefas. Para ajudar as crianças a lidar com todas as tarefas atuais, atribua prazos não exatos às tarefas, mas flexíveis. 
  4. Distribua cinco generosamente. Ou, se os cinco realmente não são muito merecidos, crie indicações e incentivos adicionais. Mesmo que a criança não tenha respondido corretamente, elogie-a pela linha de pensamento. Ensine-o a pensar não apenas em termos de “vencedor e perdedor”. 
  5. Aprenda a pensar e ouvir seus sentimentos. A educação moderna nos ensina a pensar principalmente sobre o resultado, mas é igualmente importante sermos capazes de nos dar bem com nossas emoções. Deixe os alunos em silêncio por cinco minutos antes do controle, e eles se sentirão melhor. 
  6. Faça exceções. Para um aluno tímido, uma resposta no quadro-negro ou a leitura na frente da turma pode se transformar em um verdadeiro pesadelo. Não há necessidade de tentar o destino e condenar a criança a atormentar – apenas sente-se ao lado dela. 

Esta não é uma instrução universal para reduzir o estresse entre os alunos. Cada classe tem sua própria história; cada professor tem seus próprios truques e experiência. 

Como lidar com o estresse durante os exames

O estresse ocupa uma parte significativa de nossas vidas e, na maioria das vezes, o encontramos nos anos de escola e universidade. Quando chega a hora dos exames, começamos a nos preocupar: o estado físico e psicoemocional muda para que possamos lidar com as dificuldades. Precisamos ser capazes de lidar com o excesso de estresse, mas geralmente não fazemos isso, permitindo que ele nos absorva completamente. Neste artigo, compartilharemos métodos para superá-lo, o que ajudará a se preparar para os exames e a ser aprovado “excelente”.

Evite alarmistas

A primeira coisa a fazer é alguém que já está tão preocupado com os exames. O estresse é contagioso. Imagine que você está em uma sala cheia de pessoas andando de um lado para o outro com livros nas mãos, tentando se lembrar de algo no último momento, lendo em voz alta. Quando você está nesse ambiente, isso pode afetar adversamente sua condição.

É melhor fazer isso sozinho do que em um par ou grupo. No entanto, você pode se unir aos amigos para repetir o material, se tiver certeza de que não há alarmistas entre eles.

Faça pausas

Certifique-se de que haja pelo menos um intervalo de 10 a 15 minutos para cada hora de trabalho. Durante o intervalo, você pode fazer o que quiser: conversar com amigos, fazer exercícios, desenhar. Mas lembre-se, o descanso não deve demorar, caso contrário você será distraído dos negócios e concentrar-se novamente será duplamente mais difícil. A melhor maneira de se controlar é iniciar um cronômetro.

As pausas desempenham um papel importante – durante elas o cérebro descansa, o que permite que você se concentre mais durante o trabalho.

Passe mais tempo ao ar livre

Caminhar na natureza também ajudará a lidar com o estresse. Cientistas da Universidade de Michigan realizaram um experimento : os estudantes foram divididos em dois grupos, o primeiro foi proposto para fazer uma mudança na natureza, o segundo – em um ambiente urbano. Os resultados do experimento revelaram que os alunos que deixaram a cidade se sentiram mais descansados ​​e os resultados de seu trabalho em sala de aula foram 20% melhores do que os estudantes que permaneceram na cidade. Vista-se calorosamente, vá ao parque sozinho ou com amigos, depois que este estudo for mais fácil!

Definir prazos

Geralmente, calculamos incorretamente o tempo necessário para concluir uma tarefa. Esse fenômeno é chamado de “erro de planejamento”. Esse tipo de comportamento é típico para estudantes que, diferentemente dos adultos, não têm experiência na elaboração de um horário de trabalho.

Segundo estudos recentes , a maneira mais eficaz de resolver esse problema é estabelecer prazos claros. Se você conseguir lidar com essa tarefa com dificuldade, peça ajuda a seus pais ou amigos – dessa forma, você poderá obter uma opinião externa se seus prazos de repente se mostrarem pouco realistas.

Anular gadgets

A multitarefa é comprovadamente um mito. Para muitos estudantes, a situação é complicada pelo fato de eles sempre terem smartphones. Em média, uma pessoa verifica seu telefone celular até 85 vezes durante o dia. O uso excessivo de um telefone celular pode levar a uma diminuição do tempo de atenção, comprometimento da memória, aumento do estresse, ansiedade e síndrome de perda de lucro.

Defina regras claras para você que o ajudarão a usar seu smartphone com menos frequência, por exemplo, passe um total de não mais que 30 minutos por dia no espaço virtual.

Durma o suficiente

O sono é uma recarga para o seu corpo. Mesmo que você esteja 100% pronto para o exame, mas não tenha dormido na frente durante toda a noite, não poderá demonstrar completamente seu conhecimento. Você expõe o corpo a muito estresse, tentando lembrar uma grande quantidade de informações e não dormir o suficiente ao mesmo tempo. Outros erros comuns são ir para a cama em horários diferentes todos os dias e beber bebidas com cafeína (café, chá e bebidas energéticas) antes de ir para a cama.

De acordo com estudos do Fundo Nacional para Pesquisa do Sono, a taxa de sono recomendada para crianças de 9 a 18 anos é de 9 horas, para adultos – pelo menos 7 horas por dia.

Desenhe

Use desenhos, gráficos, tabelas e outras maneiras de visualizar informações ao criar um resumo de novo material. Isso ajudará não apenas a tornar o treinamento mais eficaz, mas também a sair facilmente da “zona de estresse”.

Usando imagens, você pode se lembrar facilmente do que aprendeu. Não há necessidade de tentar fazer bonito, desenhar, para que as imagens ajudem a entender e lembrar melhor do novo material.

Coma direito

Uma pessoa não pode viver e trabalhar sem comida. E não apenas comida, mas comida saudável. Verifique se você possui todos os nutrientes necessários em sua dieta. Evite junk food. Encontre forças para resistir à tentação de comprar um sanduíche no restaurante mais próximo.

Obviamente, o açúcar fornece uma rápida explosão de energia, mas desaparece tão rapidamente quanto apareceu, deixando-o sem força. Coma muitas frutas e legumes para manter os níveis de açúcar no sangue no intervalo normal.

Acredite em si mesmo

Esse conselho pode parecer bobo, mas funciona. Quando você começar a se preocupar se passa no exame ou não, imagine-se em uma platéia cheia de confiança de que conhece todas as respostas. Imagine tudo o que pode acontecer depois de um exame bem-sucedido: elogios de amigos, alegria dos pais, uma festa em homenagem ao sucesso e muito mais. Isso dará confiança e ajudará a atingir seu objetivo.

Nervoso durante o exame – é absolutamente natural, não se envergonhe disso e desista. Aplicando as dicas deste artigo, você pode lidar facilmente com o estresse e ser aprovado em todos os exames. Boa sorte

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