Gato olhando na janela

Trabalho e emoções: um novo olhar sobre a procrastinação

Como muitos escritores, sou o principal especialista em procrastinação. Quando preciso trabalhar, quando o relógio se aproxima inexoravelmente do prazo, vou sentar e assistir a entrevistas políticas sem sentido ou a lutas de boxe no YouTube (o vídeo com gatos não é para mim). Às vezes me sinto um pouco louco – você precisa trabalhar, eu digo a mim mesma, então o que diabos você está fazendo?

De acordo com a visão tradicional, que ainda é mantida por centros de aconselhamento universitários em todo o mundo, eu, como meus colegas procrastinadores, tenho um problema com o gerenciamento do tempo. Do ponto de vista deles, não percebo completamente quanto tempo minha tarefa exige e não dou importância a quanto tempo gasto em “navegar na Internet”. E, de acordo com essa lógica, se melhor planejar e controlar meu tempo, imediatamente pararei de procrastinar e voltarei ao trabalho.

No entanto, os psicólogos estão cada vez mais concluindo que isso não é verdade. Por exemplo, Tim Pichil, da Universidade Carleton, no Canadá, e sua colega Fuschia Sirois, da Universidade de Sheffield, na Grã-Bretanha, sugeriram que a procrastinação é um problema de controle das emoções, não do tempo. A tarefa que estamos adiando nos causa sentimentos negativos – talvez seja chato, muito complicado, ou tenhamos medo de não lidar. E para nos sentirmos melhores no momento, começamos a fazer outra coisa, por exemplo, assistir a um vídeo.

Esse novo olhar sobre a procrastinação abre novas abordagens empolgantes para combater esse vício. Pode até ajudá-lo a melhorar sua própria abordagem ao trabalho. “Algum tipo de mudança de personalidade não é algo fácil, e geralmente corresponde ao velho ditado: um passo à frente e dois para trás”, diz Pichil. “Portanto, tenho certeza de que qualquer pessoa pode parar de procrastinar.”

O que melhora o humor

Um dos primeiros trabalhos sobre o lado emocional da procrastinação foi publicado no início dos anos 2000 por pesquisadores da Case Western University, em Ohio. No início, os autores pediram aos participantes que lessem histórias tristes, a fim de causar uma deterioração do humor. Eles então mostraram que isso aumentava a tendência dos participantes de procrastinar, pois preferiam colecionar quebra-cabeças ou jogar videogame, em vez de se preparar para o próximo teste de inteligência. Estudos subsequentes da mesma equipe mostraram que o mau humor melhora a procrastinação apenas se as pessoas puderem se distrair com algo agradável e, assim, melhorar o humor.

A teoria da regulação emocional da procrastinação é intuitiva. No meu caso, não é que eu não entenda quanto tempo a tarefa levará (eu sei que preciso trabalhar nisso agora) ou que não planejei tempo suficiente para assistir ao YouTube. Na verdade, nem quero assistir a esses vídeos, assisto a eles para evitar desconforto no trabalho. Na linguagem dos psicólogos, procrastino para obter uma “mudança hedônica” positiva a curto prazo, em detrimento dos objetivos a longo prazo.

Essa teoria também ajuda a explicar alguns fenômenos modernos estranhos, como bilhões de visualizações de vídeos on-line de gatos. Uma pesquisa com milhares de pessoas conduzida por Jessica Mayrick, da Universidade de Indiana, confirmou que assistir a “vídeos de gatos” é mais frequentemente associado à procrastinação, e esses vídeos melhoram o humor. Não é que as pessoas não reservem tempo suficiente para assistir a esses vídeos. Muitas vezes, eles assistiam aos vídeos apenas para se sentirem melhor quando precisavam fazer algo muito menos divertido.

O estudo de Meyrick revelou outro aspecto emocional da procrastinação. Muitos dos entrevistados se sentiram culpados depois de assistir a vídeos felinos. Isso sugere que a procrastinação é uma estratégia errônea de regulação emocional. Pode trazer alívio a curto prazo, mas em geral só acumula problemas para o futuro. Pessoalmente, quando adio o trabalho, sinto-me ainda mais tenso, sem mencionar a nuvem de culpa e aborrecimento.

Não é de surpreender que os estudos de Fusia Sirois mostraram que a procrastinação crônica – ou seja, uma tendência à procrastinação regular ao longo do tempo – está associada a muitos efeitos adversos à saúde mental e física, incluindo ansiedade e depressão, resfriados ou gripes e ainda mais graves. problemas, por exemplo, doenças cardiovasculares.

Sirois acredita que esses efeitos adversos têm duas razões: em primeiro lugar, adiar tarefas importantes e não atingir metas leva ao estresse; em segundo lugar, por causa da procrastinação, as pessoas geralmente adiam assuntos importantes relacionados à saúde, como exercícios ou visitas. um médico “É sabido que, com o tempo, o alto estresse e a falta de atenção à saúde têm um efeito sinérgico e cumulativo na saúde, aumentando o risco de várias doenças graves e crônicas, como doenças cardíacas, diabetes, artrite e até câncer”, diz ela.

Tudo isso significa que a luta contra a procrastinação pode ter um sério impacto positivo em sua vida. Segundo Sirois, “reduzir a tendência à procrastinação crônica em um ponto [em uma escala de cinco pontos] significa que o risco de problemas cardíacos diminuirá em 63%”.

“Apenas comece”

Se a procrastinação está associada a problemas de regulação emocional, isso fornece pistas importantes sobre como resolvê-las com mais eficiência. Uma abordagem baseada na terapia de aceitação e prestação de contas, ou TVET, parece particularmente apropriada. A TVET ensina os benefícios da “flexibilidade psicológica” – ou seja, a capacidade de suportar pensamentos e sentimentos desagradáveis, permanecer no momento atual, apesar deles, e priorizar decisões e ações que ajudarão você a se aproximar do que você mais valoriza na vida.

Aqui será apropriado mencionar pesquisas avançadas, que mostraram que os alunos que mais procrastinam recebem uma pontuação mais alta em rigidez psicológica. Ou seja, eles são dominados por reações psicológicas como frustração e ansiedade. Eles concordam com afirmações como “tenho medo dos meus sentimentos” e “minhas experiências e memórias dolorosas me impedem de viver uma vida que valorizo”. Aqueles que procrastinam mais também recebem notas mais baixas em “ações perfeitas” – isto é, com que persistência uma pessoa age em busca de seu objetivo. Eles concordam com declarações como “Se me sinto deprimido ou desanimado, posso comprometer minhas obrigações”. A TVET ajuda a aumentar a flexibilidade psicológica (por exemplo, através da conscientização) e ações perfeitas (por exemplo,

Obviamente, a maioria de nós provavelmente não poderá se inscrever em um curso de TVET em um futuro próximo – e, de qualquer forma, adiaremos sua pesquisa. Mas como podemos aplicar esses princípios hoje? “Quando alguém finalmente admitir que a procrastinação não é uma questão de gerenciamento do tempo, mas de regulação das emoções, estará pronto para aceitar o meu conselho favorito”, diz Pichil.

Na próxima vez que você for tentado a procrastinar, concentre-se na pergunta simples: “Qual é a próxima ação – o próximo passo simples – que eu daria se começasse agora?” Segundo Pichila, isso desvia a atenção dos sentimentos por ações fáceis de alcançar. “Nossa pesquisa e experiência de vida mostram muito claramente que só é necessário começar – e geralmente podemos continuar. Começar é a chave para tudo. ”

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